Apresentação

Apresentação

O funcionamento da Cercipenela iniciou-se no ano de 1978 e teve a sua génese num movimento constituído por pais, professores e outros elementos da comunidade de Penela interessados em ajudar a resolver a situação de crianças e jovens com deficiência e que imbuídos de uma forte vontade e espírito empreendedor, não se pouparam a esforços para atingir esse objetivo.

CERCIPENELA O trabalho desenvolvido baseava-se então, fundamentalmente, nos conhecimentos e boa vontade dos técnicos e professores já que não havia qualquer modelo de intervenção que servisse de base ao funcionamento deste tipo de instituições. De referir, no entanto, que nunca se descurou a preocupação de encontrar e desenvolver um referencial Técnico - Pedagógico, a implementar nesta instituição.

Tem sido esta, ao longo destes cerca de trinta anos de trabalho, uma constante, não só na reflexão e discussão como também e principalmente, na prática institucional. É assim que ao longo dos anos vimos afirmando que, das ideias de ontem se evoluiu para a realidade de hoje, assente na procura de respostas com qualidade às necessidades dos clientes da Cercipenela.

A nossa instituição começou por dar apoio escolar a crianças entre os oito e os treze anos de idade e a sua área de atuação abrangia apenas o concelho de Penela. Daqui emergiram unidades e serviços que se foram autonomizando e definindo estratégias, de acordo com as necessidades dos Clientes para as quais iam sendo criadas. Sugere a Declaração de Salamanca, datada de 1994, entre outras normas, que as estratégias e procedimentos no atendimento a cada criança, jovem e adulto portador de deficiência, deverão apoiar-se numa visão de conjunto; propõe que a sociedade em geral e as comunidades locais, em parceria, se motivem para responder de forma integrada às necessidades destas pessoas. Deste ideário tem retirado e retirará esta instituição, princípios que nortearão o seu funcionamento em geral e para cada valência em particular.