Centro de Atividades Ocupacionais

Centro de Atividades Ocupacionais

Objectivos da resposta social

• Proporcionar aos clientes do Centro a aprendizagem e/ou manutenção de competências, de forma a aumentar a sua autonomia pessoal e social;
• Desenvolver actividades ocupacionais em diversas áreas, através de tarefas diferenciadamente adaptadas aos clientes, proporcionando-lhes bem estar físico e psíquico;
• Desenvolver programas ocupacionais em articulação com o Centro de Formação Profissional, empresas e outras entidades públicas e privadas, com compensação monetária de acordo com critérios previamente definidos;
• Acompanhar o desenvolvimento bio-psico-social dos clientes;
• Promover a integração familiar e social dos clientes.

Critérios de Admissão

São critérios de prioridade na selecção dos clientes:
• Adequação da resposta às necessidades e expectativas do cliente;
• Limitações da estrutura familiar;
• Frequência de outros serviços da Organização;
• Residência na zona de abrangência da instituição;
• Idade;
• Familiar directo de cliente;
• Grau de dependência;
• Cliente encaminhado pelos Serviços da Segurança Social.

Serviços Prestados e Actividades Desenvolvidas

1. O CAO assegura a prestação dos seguintes serviços:
• Alimentação;
• Transporte;
• Apoio psicossocial;
• Administração terapêutica;
• Fisioterapia/Reabilitação;
• Acompanhamento psicológico;
2. O CAO realiza ainda as seguintes actividades:
• Actividades sócio-culturais;
• Actividades desportivas;
• Actividades da vida diária;
• Actividades ocupacionais;
• Actividades lúdico-recreativas;
• Actividades socialmente úteis;
• Outras actividades no âmbito do seu objecto de intervenção.



Direitos dos Clientes do Centro de Actividades Ocupacionais

Todos os clientes do Centro de Actividades Ocupacionais da Cercipenela beneficiam de um conjunto de direitos dos quais se elencam:
• Receber cuidados de qualidade mediante as suas necessidades;
• Ter acesso a todos os serviços da Instituição;
• Participar, de acordo com as suas capacidades, em todo o processo de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação da Valência;
• Aceitar ou recusar a divulgação dos seus dados pessoais e ou imagem;
• Exigir a confidencialidade na utilização de todos os seus dados;
• Apresentar sugestões e reclamações sobre os serviços prestados;
• Avaliar periódica e sistematicamente a qualidade dos serviços;
• Apresentar as suas necessidades e expectativas sobre os serviços prestados.

Deveres dos Clientes do Centro de Actividades Ocupacionais

Todos os clientes do Centro de Actividades Ocupacionais da Cercipenela têm o dever de:
• Respeitar os direitos de todos os outros elementos da valência, independentemente da sua função e relação com a instituição;
• Participar activamente no desenvolvimento de programas tendentes à sua valorização pessoal, social , ocupacional e outras;
• Cumprir as regras definidas para a valência;
• Respeitar os colegas e todo o pessoal do CAO da Cercipenela;
• Cuidar da sua apresentação ao nível da higiene e saúde em geral;
• Comparticipar nos custos calculados para a frequência do C.A.O.;
• Participar na formulação e revisão de planos de prestação de serviços.