Centro de Recursos Local

CENTRO DE RECURSOS PARA A QUALIFICAÇÃO E O EMPREGO

O QUE É O CENTRO DE RECURSOS?

Os Centros de Recursos são entidades reconhecidas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), enquanto estruturas de suporte e apoio aos centros de emprego e de formação profissional e de intervenção especializada no domínio da reabilitação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade, designadamente, em três principais medidas: informação, avaliação e orientação para a qualificação e o emprego (IAOQE), apoio à colocação (AC) e acompanhamento pós-colocação (APC).

ONDE ESTAMOS?

A CERCIPENELA é Centro de Recursos do IEFP credenciado desde 2013. Desenvolve o seu trabalho em articulação com o Serviço de Emprego de Figueiró dos Vinhos, abrangendo os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, recebendo também pessoas residentes no concelho de Penela. Em 2022, alargou a resposta dada ao Serviço de Emprego de Leiria, estendendo a área de atuação para os concelhos de Leiria e Pombal, onde colabora com a CERCIPOM.

A QUEM SE DESTINA?

São destinatários das medidas de IAOQE, AC e APC as pessoas adultas, com deficiências e incapacidades, inscritas no Centro de Emprego e encaminhadas pelos mesmos para o Centro de Recurso. Considera-se uma pessoa com deficiência e incapacidade aquela que apresenta limitações significativas ao nível da atividade e da participação, num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente e de cuja interação com o meio envolvente resultem dificuldades continuadas, designadamente ao nível da obtenção, da manutenção e da progressão no emprego.

EM QUE ÁREAS INTERVIMOS?

O trabalho da nossa equipa passa pelos domínios vocacional, psicológico, social e formativo. Avalia a sua situação/condições de vida e trabalha para promover as competências e gerar os apoios que lhe permitam conseguir a melhor inserção socioprofissional possível. Apoia a procura ativa de emprego e acompanha as pessoas após a colocação, mediando o contacto com entidades empregadoras e outros serviços da comunidade, sempre com vista à autonomia da pessoa e o seu bem-estar integral.

COMO ACEDER AOS NOSSOS SERVIÇOS?

O primeiro passo é inscrever-se no Serviço de Emprego local, dialogar com o técnico de reabilitação profissional acerca das dificuldades que enfrenta e solicitar o encaminhamento para o Centro de Recursos. Se precisa de saber mais sobre este tipo de apoios ou acha que os nossos serviços podem responder às suas necessidades de reabilitação profissional (ou de um familiar), não hesite em contactar-nos.

No caso de ser responsável por uma entidade empregadora, se tiver curiosidade acerca do tema ou até interesse em integrar trabalhadores com deficiência e incapacidade, entre em contacto connosco para se informar acerca dos diversos apoios a que pode aceder.

QUEM COMPÕE A NOSSA EQUIPA?
Contacte-nos através de:
cr@cercipenela.org.pt
239 560 140