Objectivos da resposta social
• Estruturar e desenvolver medidas de orientação profissional para jovens com deficiência, problemas de inadaptação social ou outros;
• Conceber e implementar programas de formação sócio-profissional para os mesmos jovens;
• Definir e aplicar estratégias para promover o desenvolvimento pessoal e social dos formandos;
• Acompanhar os jovens em situação de formação profissional;
• Acompanhar ex-formandos na procura e/ou manutenção de emprego;
• Desenvolver actividades/projectos de investigação e/ou acção no âmbito da reabilitação, formação e emprego;
• Promover a integração familiar e social dos alunos.
Critérios de Admissão
São condições de admissão neste estabelecimento/serviço:
• Idade igual ou superior a 16 anos;
• Apresentar algum tipo de deficiência ou incapacidade, insucesso sistemático ao nível da escolaridade obrigatória, problemas de inadaptação social ou outra condição de risco;
• Ter perfil compatível com provável integração no mercado de trabalho;
• Residência na zona de abrangência da instituição.
Serviços Prestados e Actividades Desenvolvidas
O C.F.P. assegura a prestação dos seguintes serviços:
• Alimentação, Higiene pessoal e Tratamento de roupa (fardas e equipamento);
• Transporte, Apoio psicossocial e Acompanhamento psicológico.
Cursos:
1. Profissionais
• Ajudante de Serviços de Hotelaria e Restauração
• Trabalhador Agrícola e Polivalente
• Ajudante de Carpinteiro
• Ajudante de Serralheiro
2. Dupla Certificação
• Operador de Jardinagem
• Carpinteiro de Limpos
• Serralheiro Civil
• Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade
• Cozinheiro/a.
Direitos dos Clientes do Centro de Formação Profissional
Todos os clientes do Centro de Formação Profissional da Cercipenela beneficiam de um conjunto de direitos dos quais se elencam:
• Receber formação nas áreas específicas, complementares e de apoio técnico, através de um contrato de formação;
• Beneficiar de uma bolsa de Formação Profissional, Subsídio de Alimentação e de Transporte calculados segundo as normas legalmente definidas;
• Beneficiar de um Seguro de Acidentes Pessoais durante todo o processo formativo;
• Participar, de acordo com as suas capacidades, em todo o processo de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação da valência;
• Aceitar ou recusar a divulgação dos seus dados pessoais e ou imagem;
• Exigir a confidencialidade na utilização de todos os seus dados.
Deveres dos Clientes do Centro de Formação Profissional
Todos os clientes do Centro de Formação Profissional da Cercipenela têm o dever de:
• Respeitar os direitos de todos os outros elementos do C.F.P., independentemente da sua função e relação com a instituição;
• Participar activamente no desenvolvimento de programas tendentes à sua valorização pessoal, social , profissional e outras;
• Participar activamente no processo de procura de emprego;
• Cumprir as regras definidas para a valência;
• Respeitar os colegas e todo o pessoal do C.F.P. da Cercipenela;
• Cuidar da sua apresentação ao nível da higiene e saúde em geral.