Notícias

“O Que Vier à Rede…”

3ª produção do Grupo de Teatro da Cercipenela “Obras Feitas”
Co–produção Cerci Penela / Encerrado para Obras
APRESENTAÇÃO E SINOPSE
Na sua terceira produção, a companhia Obras Feitas, Grupo de Teatro da Cerci Penela, traz à cena uma nova peça, desta vez, com o tema “O que vier à rede”. O grupo é constituído por utentes do Centro de Actividades Ocupacionais da Cercipenela que desde sempre se sentiram motivados para esta nova actividade. Aliás, exemplo disso, tem sido a aceitação pública demonstrada nos dois anos anteriores. De referir ainda que os adereços, figurinos e cenários são executados na Cercipenela. Esta actividade veio ocupar um espaço no funcionamento da valência e a relação com o Grupo de Teatro “Encerrado para Obras” é um bom exemplo de trabalho em parceria. Sendo uma actividade para continuar (por avaliação) a Cercipenela tem - se candidatado ao Instituto Nacional para a Reabilitação, e tem visto aprovadas os projectos no âmbito do seu grupo de teatro. Aceitando a proposta de um protocolo com a Frijobel que contará também com o apoio da Autarquia, a Cercipenela aceitou o desafio, integrando-o no planeamento e execução de uma nova peça. Este espectáculo tem como tema o Mar e mais especificamente o universo da pesca, a sustentabilidade dos recursos marítimos nacionais e ainda a importância da alimentação saudável.

Este protocolo assinado entre a Cercipenela, a Frijobel e a Câmara Municipal de Penela tem ainda como objectivo, entre outros, apoiar as famílias mais carenciadas do concelho de Penela, que tenham crianças e jovens em idade escolar.


O Senhor Tintin, importante armador do porto de Penela, apresta-se a lançar ao mar um navio novinho em folha. Como precisa de um capitão e tripulantes para esta nova embarcação, coloca um anúncio no jornal ao qual concorrem dois candidatos, o Capitão Toni e o Capitão César. Como os dois capitães têm uma experiência e formação superior muito idênticas, o Sr. Tintin, fica indeciso entre qual dos dois homens contratar. Resolve então lançar aos candidatos o seguinte desafio: cada um sairá para o mar num dos seus navios e aquele que trouxer mais peixe no final do dia ficará com o emprego…”O que Vier à Rede” - uma história onde nem tudo o que brilha é peixe, uma obra divertida que de certa maneira é uma réplica da vida…


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Dramaturgia, encenação, e formação de actores
David Cruz
Canções
David Cruz e Bruno Almeida
Figurinos e adereços
Filomena João, Sandra Carvalho (Cercipenela)
Cenários
Carpintaria da Cercipenela
Direcção de Produção
David Cruz (direcção Encerrado para Obras)
Operação e montagem técnica de luz e som
David Cruz, Bruno Almeida
Ilustração
Sérgio Silva
Grafismo
Pedro Nogueira (Município de Penela)
Elenco
Carlos Simões - João Dias - Luis Silva - Eduarda Marques - Dina Mendes - Paula Fernandes
Sandra Carvalho - Paula Louro - Ana Rita Ferreira - Andreia Curado - Sofia Nunes
Edgar Teixeira - Sara Ferreira - Luísa Mateus - Marlene Jesus
Produção:
Obras Feitas (co - produção Cerci Penela / Encerrado para Obras)
Parceiros:
Câmara Municipal de Penela, Frijobel
Jornal Região do Castelo, Jornal Horizonte, Jornal Diário de Coimbra