Notícias

Dia Mundial do Teatro em Penela

A Cercipenela, conforme anos anteriores, vai comemorar o Dia Mundial do Teatro no dia 27 do corrente mês, em Penela. Este ano, a Cerci vai ainda alargar a efeméride aos dias 24 em Miranda do Corvo e 25 na Lousã com a actuação do seu grupo de teatro ”OBRAS FEITAS” com a reposição da peça “O Nabo Gigante”, numa adaptação livre de um conto tradicional russo.

No dia 27, será o culminar com um dia aberto a toda a comunidade com um conjunto de actividades e que conforme compromisso da Cercipenela, se realizará de dois em dois anos, um Encontro de Teatro, acontecendo este ano o primeiro, organizado em três momentos.

De manhã, um Laboratório Teatral, no ginásio da Cerci, que tem como objectivo principal, fornecer ferramentas, metodologias e fomentar a criação de projectos de índole teatral a um conjunto de instituições com quem a Cercipenela já tem acordos ou outras experiências de trabalho. Esta actividade irá ser orientada por Marco Paiva, encenador do grupo de teatro da Crinabel.

Da parte da tarde pelas 15:00 horas, no Auditório Municipal, será a actuação do grupo de teatro da Cercipenela. De referir que o trabalho deste grupo da Cercipenela, foi em finais de 2014, reconhecido pelo MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, como uma iniciativa com elevado potencial.

À noite, pelas 21:30 horas, no mesmo espaço, o grupo de teatro “CRINABEL” apresentará a peça “A Cantora Careca” de Eugene Ionesco. Este grupo já com vinte e oito anos de existência, foi criado no seio da Crinabel, Cooperativa de Solidariedade Social. Desenvolve um trabalho artístico com pessoas portadoras de deficiência mental, procurando potenciar as suas capacidades artísticas, pessoais e sociais. É um projecto pioneiro em Portugal que tem desenvolvido todo o seu trabalho não só no país como no estrangeiro. Estas actividades teatrais contam com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação e da autarquia de Penela..