Notícias

“Do Rural ao Urbano – realidades”

À semelhança do que já vem acontecendo noutros anos, a Cercipenela candidatou-se a um Programa de Financiamento a Projectos do Instituto Nacional de Reabilitação e viu aprovado mais 3 projectos para o Centro de Actividades Ocupacionais, entre os quais o projecto “Do Rural ao Urbano – realidades”.

Este consiste na realização de visitas pedagógicas às Aldeias de Xisto circundantes, com a finalidade de conhecer as suas histórias e características próprias, assim como na realização de uma visita também pedagógica à cidade de Lisboa, podendo contactar com locais e monumentos de interesse público que não se encontram ao alcance de todos. O grande objectivo destas actividades é proporcionar aos nossos utentes o contacto com realidades distintas das suas, através do desenvolvimento e da partilha de experiências.

Paralelamente, deseja-se englobar o maior número possível de utentes, levando a população de CAO a participar activamente em cada saída, quer ao nível da preparação, quer ao nível das actividades propostas em cada local e ainda o aumento de trabalhos manuais em cada Grupo de CAO. Assim permitir-se-á a integração e o desenvolvimento de benefícios no plano social, cultural, físico e psicológico dos utentes.

Neste momento já foram realizadas duas visitas, uma à Aldeia do Gondramaz (Miranda do Corvo) e outra à Aldeia do Candal (Lousã).