Este ano, o Centro de Recursos para a Inclusão da Cercipenela, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Ansião, Alvaiázere e Penela, criou uma nova resposta a alunos com necessidades educativas especiais através da sua ocupação num período de férias letivas. Desta forma, a Cercipenela, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas de Ansião, Alvaiázere e Penela e das Autarquias destes concelhos, efetuou uma candidatura ao Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) para um projeto de ocupação nas férias para alunos apoiados pelo CRI, denominado “As férias quando nascem são para todos”.
Este projeto contou com a participação de 21 alunos, 12 alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião, 6 alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e 3 alunos do Agrupamento de Escolas de Penela. Decorreu durante duas semanas, entre os dias 27/06 e 08/07. Uma vez que o CRI apoia cerca de 100 alunos, foi dada prioridade a alunos com patologias graves e cujas famílias apresentam menos recursos económicos. Foram desenvolvidas diversas atividades de caráter cultural, lúdico-terapêutico, recreativo, desportivo e de lazer (atividades em piscina e pavilhão, oficina decorativa, oficina de expressões, oficina de culinária, experiências sensoriais), tendo sido realizados passeios nos três concelhos (Ansião, Alvaiázere e Penela), incluindo visitas a museus e monumentos, e uma ida à praia do Osso da Baleia. Estas atividades tiveram a supervisão das técnicas do CRI (Terapeuta da fala, Terapeuta ocupacional e Psicóloga) e de outros profissionais das escolas (professores e assistentes operacionais) e foram realizadas na Cercipenela, nas sedes dos Agrupamentos referidos e noutros locais dos concelhos. As autarquias contribuíram com as deslocações dos alunos, cedendo os seus transportes, bem como, a utilização de algumas infraestruturas (pavilhões desportivos, piscinas, etc). Os Agrupamentos de Escolas colaboraram, cedendo os seus espaços e assistentes operacionais para acompanhar os alunos nas diversas atividades e, ainda, professores de educação física que dinamizaram os dias de atividades desportivas.
Com esta iniciativa pretendeu-se ocupar os alunos e promover o seu equilíbrio físico, psicológico e social bem como a sua inclusão, criando oportunidades de participação com colegas de outras escolas em atividades de socialização e de enriquecimento pessoal. Pretendeu-se, ainda, contribuir para a satisfação dos alunos e das suas famílias.
A avaliação efetuada pelos participantes e as suas famílias, através da aplicação de inquéritos, foi bastante positiva. A maioria dos participantes (81%) referiu ter gostado muito de participar no projeto. As atividades que mais gostaram foram a ida à praia, as atividades desportivas que envolveram a piscina, a oficina de culinária e a oficina decorativa (pintura de t-shirts e painel). A totalidade dos participantes que respondeu ao inquérito demonstrou interesse em participar para o ano se esta atividade se realizar. A maioria dos participantes (71%) considerou que o apoio prestado pelos técnicos que os acompanharam nas atividades foi muito bom.
A maioria dos pais (85%) considerou que este projeto foi muito importante para o desenvolvimento do(a) seu(sua) filho(a) e para a sua qualidade de vida. A maioria dos pais (85%) referiu não ter alternativa para a ocupação do seu educando no período de férias. Dos três encarregados de educação que responderam ter alternativa, apenas um referiu qual era a alternativa: COJ da escola. A totalidade dos pais (100%) gostaria que este projeto tivesse continuidade no próximo ano letivo.
Alguns alunos e pais referiram como aspeto negativo a durabilidade das atividades, sugerindo um período mais alargado ou a realização em dois períodos. Os aspetos positivos mais salientados pelos pais foram a ocupação dos seus filhos nas férias não havendo resposta alternativa, bem como a socialização e a satisfação dos seus filhos.
Desta forma, conclui-se que a avaliação global do projeto pelos alunos e pelos pais dos participantes foi positiva.
A avaliação das técnicas e das assistentes operacionais também foi positiva, considerando esta experiência bastante gratificante e mostrando disponibilidade para a continuidade deste projeto.
Verificou-se que a opinião das pessoas externas ao projeto e com as quais se contactou ao longo das atividades foi positiva, tendo valorizado a iniciativa. Houve um bom contacto entre os participantes e a comunidade em geral, tendo sido bem recebidos e integrados nos diversos contextos (visitas a museus, praia, piscinas, entre outros). Na ida à praia, os participantes deste projeto foram integrados na atividade que estava a decorrer (“sensibilização à bandeira azul e à água”) dinamizada pela Câmara Municipal de Pombal.
O projeto teve impacto na sensibilização da comunidade para a inclusão e para a temática da deficiência, uma vez que muitas das atividades foram desenvolvidas em espaços públicos, nos quais houve contacto direto entre os participantes e a comunidade.
Salienta-se a importância do trabalho desenvolvido em parceria pela Cercipenela, Agrupamentos de Escolas e Autarquias em prol destas crianças.