Descrição da Organização

Descrição da Organização

São atualmente valências da instituição o Centro de Atividades Ocupacionais, o Centro de Formação Profissional, o Lar Residencial e o Centro de Emprego Protegido. No Centro de Atividades Ocupacionais, a funcionar desde 1991, houve e continua a haver uma forte preocupação na definição de objetivos e princípios de funcionamento para uma população que, pelo seu grau de deficiência, necessitará não só de alguns cuidados básicos, como também de outros que promovam a sua qualidade de vida. Para outros clientes desta valência, a aproximação sempre que possível a outras valências, nomeadamente à Formação Profissional, pode promover a aquisição e melhoria de hábitos comportamentais e de tarefas semi-produtivas ou produtivas, tomando-os assim socialmente úteis favorecendo sempre que possível, a integração sócio – ocupacional.

Temos tido como denominador comum a todo o trabalho desenvolvido, a colaboração e interação com as famílias dos jovens e adultos apoiados. Consideramos este princípio, condição indispensável ao sucesso de qualquer trabalho, porque a família é um dos agentes determinantes do processo de reabilitação em geral. Como consequência das necessidades específicas de alguns clientes e famílias foi criada uma Unidade Residencial, hoje Lar Residencial. Relativamente ao Centro de Formação Profissional da Cercipenela, é um centro vocacionado para a avaliação, orientação, formação e emprego, e tem como objetivo a preparação profissional dos formandos, perspetivando a sua inserção sócio-profissional.

Também nesta valência, o contacto com o exterior sempre foi privilegiado, pelo que, o intercâmbio de ideias e ou de projetos tem sido uma constante. Do exposto, projetos de parceria com entidades congéneres de Formação Profissional, têm-se revelado como bastante positivos para o desenvolvimento do próprio modelo organizativo deste centro de formação. Temos celebrado inúmeros protocolos com empresas dos três principais concelhos que apoiamos – Penela, Ansião e Alvaiázere – para estágios e ou contratação de formandos. Com o aparecimento em 1998 do Plano Nacional de Emprego, foram criados os Centros de Recursos Locais, estruturas de suporte e intervenção no âmbito da reabilitação profissional, com o objetivo de apoiar a criação e manutenção de emprego de pessoas com deficiência. A Cercipenela viu aprovada a sua candidatura, ficando a ser um Centro de Recursos Local para os Centros de Emprego de Figueiró dos Vinhos e Lousã. Posteriormente, já em 2013, a Cercipenela, Centro de Formação Profissional, foi credenciada como Centro de Recursos para intervir na área do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte – Serviço de Emprego de Figueiró dos Vinhos.

Em 2001, constitui-se o Centro de Emprego Protegido – Cepsicó, nas áreas da limpeza de interiores e exteriores tendo atualmente no seu quadro dez trabalhadores. O Centro de Formação Profissional da Cercipenela adaptou todos os seus cursos aos referenciais do C.N.Q. a partir de 2008; este processo revestiu-se de alguma complexidade em virtude da tipologia dos nossos formandos (portadores de deficiência, doença mental e outras incapacidades).

Estes formandos revelam muitas dificuldades de aprendizagem, nomeadamente ao nível dos conteúdos teóricos. Assim sendo, privilegiamos pedagogias mais participativas e com uma componente prática mais representativa tanto ao nível da aprendizagem como da avaliação. A introdução de cursos de formação de dupla certificação, iniciados já em 2012, veio enriquecer a dinâmica do centro implicando a introdução de novas metodologias quer ao nível do desempenho escolar como também ao nível profissional.

Neste momento coexistem cursos de dupla certificação (percurso B) e ainda os cursos de qualificação profissional (percurso C), neste caso, residuais, pois este centro privilegia os cursos de dupla certificação. Os percursos formativos terão a duração de 3600 horas e de 2900 horas, respetivamente. Quer num quer noutro percurso, o objetivo final é o de dotar os formandos de competências técnicas e comportamentais que lhes permitam aceder ao mercado de trabalho e ainda no caso do percurso B de certificação escolar equivalente ao 3º ciclo do Ensino Básico.