Notícias

JANELA DA CERCIPENELA

Projectos e actividades desenvolvidas no âmbito das Valências e Serviços, na continuação das noticias enviadas para os órgãos de comunicação social da região e site da Cercipenela.

. Projecto “Parcerias para o Impacto”/Portugal 2020 – A Cercipenela está a desenvolver este projecto, nomeadamente, na entrega de oleões de recolha de óleos usados, a cerca de 1000 domicílios, para posterior transformação dos óleos em produtos biodegradáveis. Ainda a estudar da compra de um sistema de “Monda Térmica” a fim de substituir os herbicidas tradicionais na limpeza urbana.

. A Cercipenela foi uma das organizações a quem foi atribuído um prémio de um dos concursos do grupo Jerónimo Martins. O valor irá ser gasto em obras de melhoramento de espaços da instituição.

. A Cercipenela candidatou-se e viu aprovados dois projectos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.). Nesse contexto, está a desenvolver actividades dos seus grupos de teatro e de dança.
Desde Janeiro o Grupo de Teatro da Cercipenela “Obras Feitas”, já se apresentou em vários eventos dos quais salientamos, o Inverno Cultural em Penela e ainda apresentações em Ansião e em Alvaiázere,em colaboração com as Autarquias e Agrupamentos de Escolas. A peça apresentada foi a “Peça sem Título”, a última produção do grupo que, em síntese, é referente aos 40 anos da Cerci.
Ainda no âmbito dos projectos aprovados pelo I.N.R. Já se realizou a primeira Colónia de Férias, em Praia da Tocha e ir-se-á realizar a segunda na Praia de Mira, no mês de Julho. No que concerne aos Gupos de Dança dca Cerci, estes participoaram em eventos relacionados com o Dia Mundial da Dança, em Ansião e Penela e ainda, o grupo de Dança Contemporânea, encerrou o evento do “Laço Azul”, no dia 30 de Abril.

. A Cercipenela organizou e participou nas Marchas Populares em Penela, nos dias 14 e 17 e ainda em 24 do corrente mês nas marchas em Alvorge.

. A convite da Associação Cívica Cavaleiros do Céu, 8 utentes do Centro de Actividades Ocupacionais (C.A.O.) da Cercipenela, irão ter o seu Baptismo de Voo, no dia 28 de Junho no Aeródromo da Lousã. Relembramos que é já o segundo baptismo de voo para utentes do nosso C.A.O.

. Conforme anos anteriores, a Cercipenela em colaboração com as Autarquias e Agrupamentos de Escolas de Penela, Ansião e Alvaiázere, irá realizar duas semanas de férias inclusivas, em Julho, para alunos com necessidades especiais integrados no seu Centro de Recursos para a Inclusão.

. O núcleo de Serviço Social da Cercipenela tem realizado acções de apoio a famílias para os processos de Interdição e Maiores Acompanhados. Também as equipas técnicas do Centro de Actividades Ocupacionais e do Lar Residencial tem tido reuniões de trabalho com famílias e significativos para a assinatura dos Planos Individuais dos utentes das duas Valências.

. Estão a decorrer acções de formação para trabalhadores da Cercipenela. A instituição aceita inscrições para técnicos de outras organizações, nomeadamente, para a temática “Processos de Contratação Pública”, a realizar em Setembro.

. Encontram-se abertas inscrições para frequência de cursos de Formação Profissional no âmbito do Centro de Formação Profissional da Cercipenela para Serralheiro(a) Civil, Cozinheiro(a), Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade e ainda de Trabalhador(a) Agrícola e Polivalente.
Os referidos cursos iniciar-se-ão em Setembro do corrente ano e os formandos beneficiarão de bolsa de formação, subsídio de transporte e de alimentação e seguro de acidentes pessoais.

. A Cercipenela está a aceitar candidatos para ocupar uma vaga de Fisioterapeuta. Os interessados devem enviar o Curriculum Vitae até ao dia 10 de Julho de 2019 para: cercipenela@cercipenela.org.pt .